sábado, 25 de julho de 2009

GRIPE SUÍNA (H1N1)


Médica analisa amostras de saliva de pacientes infectados com o vírus da gripe suína em instituto de análises na Alemanha


Como a gripe suína está se alastrando pelo país, achei de bom tom escrever uma matéria sobre ela. Todo cuidado é pouco. O Ministério da Saúde aconselha as pessoas a lavarem as mãos ao chegarem ao local de trabalho, às residências. Lavar o mais frequentemente que puderem, para evitar o contágio, pois os vírus ficam acumulados nos dedos e comumente são levados à boca, aos olhos ou ao nariz.
O vírus entra no corpo e causa uma série de reações como a deficiência respiratória, causando a pneumonia que pode levar à morte
Alguns imaginam que a gripe venha de carne de porco por causa do nome, mas não tem nada a ver. Pode-se comer a carne normalmente (bem cozida, é claro, pois pode-se adquirir outros tipos de doenças se comê-la mal passada e ela estiver contaminada)


• O vírus permanece vivo até 10 horas em superfícies lisa (muito cuidado ao usar transportes coletivos,abrir portas - principalmente de banheiros...)
• Álcool em gel mata o vírus e por isso está em falta nas farmácias e perfumarias. Outros que matam o vírus: o sol, mais de cinco dias no meio ambiente, o sabão, os antivirais
• Ao contrário do que se imagina, o contágio maior não se dá através do ar e sim pela umidade – mucosa do nariz, olhos e boca (pode-se pegar a gripe através do beijo, ao dar-se as mãos, tosse, espirros ou pelo nariz, boca e olhos – a pessoa contagiada ao espirrar ou tossir, pode fazê-lo perto de maçanetas, papel, dinheiro, e quando uma pessoa sã as toca, fica contaminada pelo vírus)
• Para evitar o contágio: não passar as mãos no rosto, olhos, nariz e boca. Ficar longe das pessoas que apresentam risco e lavar frequentemente as mãos.
• O tempo de incubação do vírus é de 5 a 7 dias
• Se as medidas forem tomadas rapidamente e o medicamente for utilizado dentro de até 72 horas, o resultado é de melhora
• Se não estiver infectado, NÃO USE máscaras, porque aí sim você pode se contaminar por formar uma umidade propícia para o vírus. Se caso já estiver infectado, aí sim use-a.
• Pessoas que já têm um histórico de doença, estão mais propícia a pegar o vírus – então o importante é se alimentar bem e manter a saúde em dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário